ingles.jpg
flag_of_mozambique.svg.png
flag-of-france.svg_sm.png

Objectivos Gerais:

  • Interagir de forma simples e compreensível em situações do dia-a-dia;
  • Adquirir as competências básicas para a comunicação em língua portuguesa que lhe permitam compreender e produzir textos simples de natureza oral e escritos relacionados ao seu dia-a-dia;
  • Adquirir conhecimentos a partir de documentos autênticos em língua portuguesa
 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS

CONTEÚDOS

 

TEMÁTICOS

GRAMATICAIS

UNIDADE 1

-   Identificar-se a si e ao outro;

-    Cumprimentar;

-   Despedir-se;

-   Dar e pedir informações de carácter pessoal (nomes, apelidos, morada, telefone, idade e profissão)

-   Apresentar (-se) Identificação pessoal: nome, apelido, idade, morada, local de nascimento, estado civil;

-   Nacionalidades;

-   Países;

-   Cidades;

-   Profissões;

-   A família;

-   Números (até 20).

-    Pronomes pessoais sujeito;

-    Pronomes interrogativos;

-    Pronomes reflexos (1ª / 3ª pessoa do singular);

-    Verbo ser no Presente do Indicativo;

-    Chamar-se/morar em;

-    Artigos definidos;

-    Género e número;

-    Frase afirmativa/negativa;

-    Preposições: de/em;

-    Verbo ter no Presente do Indicativo.

UNIDADE 2

-          Caracterizar-se a si e ao outro;

-          Localizar;

-          Descrever lugares;

-          Pedir informações sobre lugares;

-          Fazer uma reserva.

-          A cidade;

-          As cores;

-          As partes do corpo;

-          As características físicas;

-          A casa;

-          Mobília;

-          A escola;

-          As lojas;

-          O hotel;

-          Números (até 100).

-          Ser / Estar;

-          Estar + adjectivo;

-          Presente do Indicativo dos verbos em –ar;

-          Nomes e adjectivos: concordância em género e em número;

-          Artigos indefinidos;

-          Haver;

-          Preposição com;

-          Locuções/advérbios de lugar;

-          Pronomes interrogativos (continuação);

-          Pronomes demonstrativos invariáveis: isto / isso / aquilo.

UNIDADE 3

-          Perguntar e dizer as horas;

-          Pedir no café / restaurante e noutras lojas;

-          Falar de acções da vida quotidiana;

-           Falar de acções que decorrem no momento;

-          Expressar preferência.

-          Apresentar alguém;

-          Agradecer.

-   Horas;

-   Partes do dia;

-   Dias da semana;

-   Refeições;

-   Comida e bebidas;

-   A ementa;

-   Fórmulas sociais.

-          Números (101 - 1000).

-          Pronomes pessoais reflexos e sua colocação;

-          Pronome interrogativo;

-          Presente do Indicativo dos verbos em –ere -ir;

-          Conjugação pronominal reflexa (depois e antes do verbo);

-          Preposições/advérbios de tempo;

-          Sempre / nunca / às vezes;

-          “Queria…”

-          Conjugação perifrástica: Estar a + Infinitivo.

UNIDADE 4

- Combinar um encontro;

- Fazer um convite;

- Convidar / aceitar / recusar;

- Pedir desculpa;

- Fazer planos e exprimir intenções;

-Organizar um programa para actividades de tempos livres;

- Falar de acções habituais no presente;

- Dar e pedir informação sobre horas e horários;

- Falar sobre rotinas;

- Falar ao telefone;

- Fazer reservas e marcações;

-          - Escrever uma carta/ um e-mail a um amigo.

- Rotina diária;

- Meses, dias da semana, partes do dia (revisão);

- Passatempos;

- Meios de transporte;

- Convites;

- Países/ Cidades (revisão);

- Ao telefone;

- Tipos de espectáculos:

-   cinema, teatro, etc.

Presente do Indicativo (verbos irregulares): ir, poder, querer, saber, ver, ler, vir;

- há / desde;

- Preposições de movimento;

- Pronomes pessoais de Complemento Directo;

- ter de;

- Conjugação perifrástica: ir + Infinitivo;

- Conjugação perifrástica: costumar + Infinitivo;

-          - Imperativo

UNIDADE 5

- Falar de passatempos, férias e épocas festivas habituais e futuras;

- Fazer planos;

- Falar de passatempos e das férias;

- Sugerir;

- Aconselhar;

- Comparar países e hábitos;

- Falar sobre o tempo atmosférico;

- Falar sobre as estações do ano e suas particularidades;

- Comparar as estações do ano em Portugal e na República da África do Sul;

-  Descrever a roupa, padrões, cores e tecidos.

- Fazer comparações.

- Meses, estações do ano (revisão);

- Épocas Festivas;

- O tempo;

- Vestuário;

- Padrões dos tecidos.

- Cores;

- Férias, tempos livres e passatempos;

- Numerais ordinais até 20.

- Presente do Indicativo (verbos irregulares): fazer; dizer, trazer, sair, cair, pedir, ouvir, dormir, pôr;

- Preposições de tempo;

- com + pronome;

- comparativos e superlativos;

- Pronomes possessivos;

 

UNIDADE  6

- Fazer compras;

- Perguntar preços;

- Pedir artigos (tamanho/ modelo);

- Ir ao médico;

- Reconhecer diferentes especialidades médicas;

- Descrever sintomas;

- Fazer a descrição do corpo humano;

- Descrever pessoas;

Descrever as pessoas fisicamente;

- Descrever as pessoas psicologicamente;

- Aconselhar e dar instruções;

- Aconselhar, dar ordens ou recomendar;

- Compreender e simular diálogos.

- Nos Correios/ no Pronto-a-vestir/ no Banco/ na Farmácia;

- No hospital;

- Especialidades médicas;

- Sintomas;

- A família (revisão);

- Preços;

- Telefone (revisão);

- Descrições físicas e psicológicas.

- Presente do Indicativo (verbos irregulares) dar, doer;

- “Podia…?”;

- Precisar de/ dever;

- Imperativo;

- Determinantes demonstrativos

este, esse, aquele;

- para / por;

- Indicar posse;

- Interrogativos;

- Adjectivos.

Footer

Fale Connosco

Tel:  +258 84 20 20 983

E-mail: fclca.up.ac.mz

Rua João Carlos Raposo Beirão nº 135. Maputo Moçambique

Nossa Universidade

up.png
Faculdade de Ciências da Linguagem, Comunicação e Artes ©2019
Design By ubisse logo2

Pesquisar